Imagem responsiva

Morre o cineasta Vladimir Carvalho

Um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro, Vladimir Carvalho sofreu um infarto e faleceu aos 89 anos nesta quinta-feira (24). O velório aconteceu na manhã desta sexta-feira (25) no Cine Brasília.

Nascido em Itabaiana, na Paraíba, em 1935, Vladimir figurava entre os nomes mais importantes do cinema brasileiro. Suas mais de 20 obras sobre política e história brasileira o levaram a figurar entre os nomes mais importantes do cinema do Brasil. Filmes como O país de São Saruê (1971), Barra 68 (2000) e Conterrâneos Velhos de Guerra (1991) estão entre as principais produções do cineasta.

Vladimir Carvalho era professor emérito da UnB, e ajudou a fundar o curso de cinema. A reitora da universidade, Márcia Abrahão, lamentou a perda e exaltou o papel do artista: “Ele nos deixa um grande legado, não só da sua produção cinematográfica, mas também do seu olhar crítico sobre a ditadura militar, e foi também um dos que resistiram naquele momento de muitas dificuldades para a nossa universidade. Esperamos que o professor Vladimir seja lembrado sempre como um grande defensor da democracia e do cinema brasileiro, além da nossa própria universidade”, disse a reitora.

O Ministério da Cultura se manifestou sobre a morte de Vladimir, considerando-o um dos maiores documentaristas do país. “Sua obra, voltada à celebração da cultura e da identidade nacional, foi marcada por fortes crenças sociais e se transformaram em uma nova linguagem para o audiovisual brasileiro”, diz a nota emitida pelo Ministério.

A diretoria do Sinpro se solidariza com a família e amigos de Vladimir Carvalho, manifestando seu pesar e desejando que o legado do artista se fortaleça e continue encantando e ajudando a transformar Brasília e o Brasil.

Vladimir Carvalho: presente! Alessandra Perribili - imprensasinprodf