Imagem responsiva

Fábio Campos e Banda FM no Arte na Praça - José Edmar Gomes

A diversidade e a qualidade musicais continuam sendo os pontos altos da quinta edição do Projeto ARTE NA PRAÇA, que se encerra no sábado 24 de junho, com uma grande festa junina, que vai reunir artistas, autoridades e a população.

Mas, enquanto o Dia de São João não chega, vale a pena comparecer à Praça das Artes Teodoro Freire, neste sábado, 10 de junho, para apreciar a performance da Banda FM, especializada nos clássicos do rock dos anos 70/80 e capitaneada pelo big boss Fábio Campos.

Fábio, além de exímio instrumentista – (ele toca violão e teclados) - domina um repertório de cerca de mil clássicos do rock europeu e americano, é fã de Pink Floyd e da Legião Urbana, além de professor de química. Aí vocês já podem imaginar a alquimia musical que vai rolar no palco da Praça, na noite do próximo sábado. 

A festa na Praça das Artes, na Quadra 8 de Sobradinho, começa às 17h com o aulão de dança da professora Karol Thayná, vencedora do concurso Mercado Persa 2018, em São Paulo; e diretora do Espaço Cultural KT. 

Neste horário, também, a Praça de Alimentação estará à disposição do público, que poderá apreciar as atividades no palco, a partir das barracas, que servem água, sucos, refrigerantes, sanduíches, caldos, peixes, acarajé, chopp artesanal e comidas diversas. Outra opção é visitar a Feira de Artesanato, instalada no local.

Às 18h, será a vez do DJ Hool Ramos entrar no ar, com seu Clube do Vinil, uma interessante oficina que transmite conhecimentos de estilos musicais; operação de equipamentos; técnicas de mixagem (básica e avançada; e orientações para se iniciar no mercado de trabalho). Todas as oficinas são gratuitas. 

FÁBIO CAMPOS

O professor Fábio Campos é a principal atração das noites do Quiosque do Edinaldo, uma casa multifuncional, de aparência simples, mas que se tornou o ponto de encontro de artistas e intelectuais, nas proximidades do HRS.

Lá, quando ele empunha o violão, o silêncio impera e os aplausos vêm fartos, no final das canções. Afinal, não é toda noite que se ouve interpretações perfeitas de Pink Floyd, Nazareth, Black Sabbath, Nirvana, Oasis, Led Zeppelin, Foo Fighters, Iron Maiden, Queen, Bee Gees... e de bandas nacionais.

As interpretações são perfeitas porque ele sozinho consegue reproduzir as várias vozes de uma banda, ouvidas nas gravações originais. Daí é que vem o silêncio quando Fábio canta: as pessoas não ficam indiferentes à sua técnica vocal.

Fábio Campos é brasiliense do Gama, mas aperfeiçoou-se em violão e guitarra na Academia Maestro de Taguatinga, a  partir de 1996, e seguiu carreira solo até 2014, quando surgiu a Banda FM, formada por , Fábio Negrão e Marcelo Majestade.

Fábio e Banda FM dominam um amplo repertório de rock, pop e MPB. Ele tem na memória as letras e melodias de aproximadamente mil canções do rock tradicional dos anos 70/80. Não é pouca coisa para quem não domina totalmente a língua inglesa.

Quem ouve o repertório requintado e até exótico da Banda FM, na voz de Fábio Campos, não imagina que ele já participou de bandas e corais de igrejas evangélicas, o quê parece ter sido uma excelente escola musical, haja vista a seriedade com que ele encara suas interpretações e seus compromissos profissionais. 

O band leader, apesar de ter o respeito de quem o conhece e a admiração de quantos o ouvem, continua um rapaz simples e acessível na convivência diária. Ele é simplesmente Fábio Campos, quando se apresenta nos diversos bares da cidade ou em grandes projetos, como o Música nas Feiras. 

Neste sábado, 10 de junho, a partir das 19h30min, Sobradinho vai aplaudir com intensidade o melhor do rock nacional e internacional, na voz de Fábio Campos e da Banda FM. 

Vamos lá! Garanto que a festa vai ser boa e a Praça das Artes está, cada vez, mais legal.