Dia dos pais - José Ahyrton
Olá, amigo e amiga, pai e mãe. Hoje é a data consagrada aos pais. Estou querendo do meu jeito prestar a minha homenagem aos pais. Conforme ao que interpreto não me é possível fazer uma homenagem aos pais excluindo as mães. Afinal, estamos nos reportando a alguém muito importante na vida da família e aí não podemos excluir outro alguém tão importante quanto, a mãe.
Estou hoje mais que nunca preocupado com a vida da família, afinal a vulnerabilidade que afeta a família não nos permite falar de homenagearmos pais sem que nos preocupemos com o seu grande compromisso com a família. Evidentemente não podemos nos omitir da homenagem, com certeza eles são merecedores do nosso carinho e respeito por tudo que eles significam na vida de uma sociedade como a nossa sociedade brasileira.
A nossa homenagem pode ser revestida de sugestão, afinal homenagem aos nossos queridos pais é algo muito salutar por tudo que eles nos representam. No entanto eu insisto que em meio as nossas homenagens incluamos um convite a uma reflexão sobre a família. Amigo pai e amiga mãe, a sociedade que aí está não nos permite a nós pais e mães acomodação, muito menos omissão.
Em razão das ameaças não há como nós pais e mães silenciarmos a nossa voz e muito menos omitirmos a nossa ação ante tudo que ameaça as nossas crianças e aos nossos adolescentes. Estou sugerindo dá a você pai e a você mãe o livro extraordinário do Psiquiatra e Psicodramatista Içami Tiba com a coautora de sua filha, Natércia Tiba, é o meu livro de cabeceira que me faz muito bem. Caro pai e mãe adquiram esse livro e faça dele o livro de cabeceira da família, ele vai lhe fazer muito bem assim como didaticamente irá lhe prestar uma grande colaboração na educação de seus filhos. Içami Tiba com a coparticipação de sua filha Natércia Tiba estarão contribuindo com uma grande orientação pedagógica inigualável na orientação de nossos filhos. Na capa de seu livro, Içami Tiba começa o seu belo recado: “Quem ama educa!” Não há dúvida, a educação das nossas crianças e dos nossos adolescentes é responsabilidade de nós pais. Se você ler o livro de Içami irá constatar essa grande veracidade, Içami Tiba faz referência a escola com um papel importantíssimo, como assessora da família, contudo, a verdadeira educação tem como responsabilidade a família, mas especificamente o pai e a mãe.
Amigos pais, nós temos excelente papel a desempenhar, orgulhemo-nos disso, é o que há de mais saudável na vida familiar, porém de muita responsabilidade. Com certeza não é uma tarefa fácil, contudo, muito gratificante.
Há muito o que se falar, mas preciso encerrar parabenizando os nossos amigos pais pelo seu dia. Leia o meu texto com a devida atenção, ele tem o sincero objetivo, de juntos no nosso dia além da festa familiar, uma pausa para uma reflexão sobre a nossa responsabilidade de pais.
Estou, de fato, finalizando com a homenagem que o Compositor Sérgio Bittencourt, prestou ao seu pai Jacob do Bandolim. É também a homenagem daqueles que os pais já foram para a Pátria Espiritual. Leiam o texto, ouçam a música e cantem a bela homenagem que o Sérgio Bittencourt presta a seu pai, o famoso José do Bandolim.
Compartilhem a nossa homenagem com familiares e amigos.
Finalizo com muita gratidão e os merecidos parabéns.
Professor José Ahyrton