Imagem responsiva

Democracia - César Cantu

-        Estou desanimado com o que está ocorrendo no país. Vota-se pensando em mudança e veja o que acontece? Piora mais ainda.

-        Você tem razão. Quando se discute democracia, a primeira ação que deve ser feita é eliminar a farsa da democracia representativa, um poderoso instrumento de dominação da elite.

 

VOCÊ DUVIDA AINDA QUE, NA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, O POVO VOTA E ELEGE, MAS NÃO GOVERNA, NADA DECIDE?

Por esse motivo, e somente por esse, essa abismal injustiça, toda essa miséria. Uma ínfima minoria de 1% dos mais ricos abocanhando 99% da renda e riqueza geradas pela sociedade.

 

-        Mas, você não acredita que muitos dos eleitos são corretos e bem intencionados?

-        Sim, isso é verdade, mas nada ou pouco fazem - o sistema democracia representativa não permite.

-        E qual o modelo conforme?

-        Não se trata de modelo, mas de processo. Democracia não é o ato de votar, mas o processo de votar, eleger e acompanhar. Como em todo processo, é preciso uma qualificação mínima para cada nível de atuação. O eleitor apto a escolher, eleger e acompanhar o trabalho de um vereador pode não estar apto para fazer o mesmo com um deputado estadual, federal, senador e presidente.

-        Mas, você está pensando em excluir uma grande parcela de eleitores de escolher o presidente?

-        Eu não estou excluindo ninguém. É a própria pessoa que está se excluindo. Se ela participar, irá se qualificar e estará apta a votar e acompanhar o trabalho de todos, até o presidente.

-         Muito bem, então, insisto: Qual o modelo conforme?

-        Participe, pense e você mesmo (a) saberá escolher o modelo adequado. Se continuar dependendo de outros, será sempre explorado (a).

 

César Cantu

2021.07.22