Motociata bolsonarista - César Cantu
- Percebo grande regozijo com o resultado da motociata bolsonarista de 12.06.2021. Festejo por grandes realizações? Não, simplesmente culto à personalidade de um “mito”, atos que acabaram por gerar graves consequências no passado. Faço meus comentários:
- Estima-se que, na Grande São Paulo, existam cerca de 1,5 milhão de motocicletas. Se considerar a Grande São Paulo Ampliada (Campinas, Sorocaba, Santos), facilmente esse número chega a 2,0 milhões.
- A melhor estimativa da quantidade presente que encontrei foi de 12 mil, quer seja, menos de 1%. Portanto, é prematuro dizer que Bolsonaro desfruta do apoio total dos motociclistas, apesar das medidas corporativistas que ele adotou ou promete adotar;
- Dois blogs de motoqueiros bolsonaristas chamavam por 400 mil. Compareceu menos de 3%, um fracasso de acordo com o planejado por eles mesmos.
- Visualizando as fotos das manifestações, percebe-se grande quantidade de motos potentes, de marca, caríssimas e com motoqueiros vestidos a rigor para a atividade: Roupas de couro e outros acessórios. Não são gente do povo, provavelmente pessoas de status elevado, de corpo ou, apenas, mente. Tudo condizente com o perfil do governo Bolsonaro, da elite para a elite.
- Não há dúvida de que 12 mil motos circulando pelas ruas, respeitado o distanciamento veicular, formam fila quilométrica, o suficiente para um bom marketing. Tudo condizente com o estilo propagandístico dos apologistas de mitos e explorado nas redes sociais.
- Nas paradas, nada de distanciamento e máscaras. Tudo conforme o modelo do governo Bolsonaro para enfrentamento da pandemia.
- Nada muda: Enquanto Bolsonaro continua produzindo shows pirotécnicos, o Brasil e o povo afundam na desgraça.
César Cantu
2021.06.12