Imagem responsiva

Brasil últimos 20 anos - César Cantu

 

v Cénário 1: Ascensão do Trabalho ao poder central

Depois de 40 anos fora do poder, o Trabalho, com Lula, conquista o poder central. Entre acertos e desacertos e poderosa oposição, firma-se e conquista a população com suas 68 políticas públicas para o bem estar social. Lula é re-eleito, elege Dilma que caminha firme para a re-eleição com seu 65% de ótimo/bom em 2013.

 

v Cenário 2: A Elite do Capital reage

A elite do capital (O 3% mais rico que detém 99% da renda da sociedade) conclui que não era possível combater as lideranças do Trabalho pelas vias democráticas. Elabora e lança o plano A do golpe branco iniciando uma ação monstruosa para desacreditar o governo da presidenta, via Lava Jato. Mesmo assim, Dilma é re-eleita e o plano B dos golpistas é lançado. A Lava Jato paralisou o seu governo e o golpe do impeachment se viabilizou por motivos menores, jamais passiveis de derrubar um presidente legitimamente eleito.

 

v Cenário 3: O governo fantoche da elite do Capital fracassa

O governo da elite do Capital, Temer, gera um verdadeiro fiasco, não consegue resolver os problemas do país, que se agravam, e cria outros muito mais graves. Com isso, o ideário popular resgata a antiga liderança com resultados consagrados. Lula desponta como franco favorito nas eleições de 2018 e a elite reage porque esse retorno é visto como algo inconcebível para ela. Lula é condenado no processo totalmente político da Lava Jato e impedido na eleição.

 

v Cenário 4: Bolsonaro afunda o país

Bolsonaro, apesar de ex fracassado total como militar e parlamentar, inconsequente e irracional, é resgatado como o salvador eleitoral da Elite, por falta de outra opção e mesmo sem demonstrar muita confiabilidade. Eleito, não apresenta as mínimas condições para liderar o enfrentamento de uma crise do nível da pandemia e acaba gerando a desunião em suas próprias fileiras. Com essa divisão, o ideário popular resgata, novamente, a imagem e o sucesso do governo Lula.

 

v Cenário 5: Eleições de 2022

Os processos fraudulentos contra Lula são anulados, ele se viabiliza e dispara como candidato, e a elite já levanta o perigo do risco Lula, risco para ela, obviamente, não para a população. E, com certeza, levantará a bandeira: Tudo o que for ruim, por pior que seja, para nós (A elite) é melhor do que ele.

E como reagirá a população? Eis a questão. Ficará o povo do seu próprio lado, do lado do trabalhador ou, mais uma vez, será enganado pelo inimigo, a Elite espoliadora da renda e riqueza da sociedade?

 

César Cantu

2021.05.31

[Se julgar pertinente, faça seus comentários e repasse. Se não desejar participar desse debate multidoutrinário e interdisciplinar, favor se manifestar]

[Tenho por mim que nada existe de mais ínfimo do que pensar, exclusivamente, em mim próprio]

[Do contraditório, à verdade]