O capitalismo e a corrupção de mercado - César Cantu
A Corrupção de Mercado, medonha, camuflada, legalizada, a maior de todas, é um produto típico do capitalismo. Quem possui dinheiro, é honesto; quem não possui, desonesto. Tudo de acordo com a lei.
v Caso Gabigol
O jogador famoso foi preso em clara contravenção dentro de um cassino ilegal e sem respeitar as regras de prevenção da contaminação pelo coronavírus. Pagou fiança de 100 salários mínimos, foi solto sem qualquer indiciamento. A ficha criminal permanecerá sem mácula alguma. Se fosse um pobre, sem dinheiro, o que aconteceria?
v Turismo das Vacinas nos EUA
Os EUA, o Império do Norte, o Senhor das Guerras, usou o seu poder e comprou um bilhão de vacinas. Cinquenta por centro a mais do que precisava enquanto que, em outros países como no Brasil, pessoas continuam morrendo por falta de imunização.
O que fará o país com as vacinas excedentes? Vender ou doar a outros países? Não, irá explorar para ganhar dinheiro. Irá oferecer, gratuitamente, aos seus turistas, captar dinheiro e, com isso, incrementar os seus negócios. Tudo de acordo com as regras do “poderoso e sábio mercado”.
Tudo isso acontece de forma legalizada no sistema capitalista. Uma verdadeira corrupção, sofisticada, legitimada e, muitas vezes, aplaudida pelos néscios e servidores voluntários dos poderosos.
César Cantu
2021.05.08
[Se julgar pertinente, faça seus comentários e repasse. Se não desejar participar desse debate multidoutrinário e interdisciplinar, favor se manifestar]
[Tenho por mim que nada existe de mais ínfimo do que pensar, exclusivamente, em mim próprio]
[Do contraditório, à verdade]