O ser humano e o consumidor - César Cantu
Alguns males aterrorizam a humanidade há muito tempo. Existem soluções, faltam atitudes que não são tomadas porque interesses corporativos impedem.
A solução deve ser focada no elemento principal da humanidade, o alvo maior - o ser humano que, aqui, vou chamar de CONSUMIDOR.
Vamos exemplificar alguns casos mais graves:
- Miséria: A miséria é avassaladora. Como resolver? Renda universal ou, para os capitalistas, Renda Consumidor. Todos serão remunerados com uma renda mínima para ficar no ócio. Alguns, mais aplicados, irão produzir e, obviamente, ganharão um pouco mais, não muito. Afinal, eles irão trabalhar por vocação e para acumular outros valores compensatórios, esses, sim, altamente gratificantes.
- Concentração de renda / riqueza: Medonha hoje. 3% da população concentra 99% da renda. O câncer da sociedade. Problema eliminado. Não haverá concentração de renda. Tudo irá para o ser humano, minto, para o consumidor.
- Escassez de emprego: Outro problema que se agrava com o avanço da tecnologia/inovação. Nesse ritmo, um dia haverá emprego somente para uma minoria. Qual o problema? O Salário Consumidor resolve. Se não houver trabalho, fico em casa passeando com o cachorro, cuidando do jardim.
- Corrupção: Hoje é um grande mal. Nem tanto essa Corrupção de Estado, tão divulgada para os inocentes, mas a Corrupção de Mercado, a da elite: Medonha, sórdida, camuflada, legitimada, sagaz. A corrupção existe por falta de recursos ou desejo de acumulação de riqueza. Nem um, nem outro existirá. A corrupção será natimorta.
Alerta: Não pensem em aumentar muito o Salário Consumidor. Maior consumo, maior oferta, maior produção, degradação ambiental......: O mergulho para a deterioração.
Mas, perguntariam: Esse modelo existe? Lógico que existe: HUMANidade. Se estava pensando em CAPITALidade, esqueça. Vá para Marte, ingênuo.
O SER HUMANO acima de tudo, tudo abaixo do SER HUMANO.
César Cantu
2021.05.03
[Se julgar pertinente, faça seus comentários e repasse. Se não desejar participar desse debate multidoutrinário e interdisciplinar, favor se manifestar]