O negacionismo, pandemias, holocausto... - César Cantu
Não há dúvida, uma das causas que mais contribuíram para as 400 mil mortes por Covid 19 no Brasil foi o negacionismo do presidente Bolsonaro, imposto a todo o seu governo e seguidores. É crime contra a saúde pública e deve ser tratado nas esferas jurídicas e legislativas competentes.
Na ciência, negacionismo é a negação de preceitos científicos considerados indubitáveis pela comunidade científica com o objetivo de privilegiar ideias radicais e controversas próprias ou grupais.
No senso comum, negacionismo é a negação de uma realidade consolidada como meio para fugir de uma verdade incômoda, para atender crenças religiosas ou para benefício próprio.
No âmbito religioso, o negacionista encontra um ambiente fértil porque o avanço do conhecimento pelos seus mais diversos canais, os novos costumes e a indispensável adaptação para atender às demandas da evolução da espécie costumam conflitar com os fundamentos religiosos estáticos profetizados há milênios.
O negacionismo representa um grande mal para a sociedade porque obstrui o seu desenvolvimento em todos os campos do conhecimento e suas aplicações e, consequentemente, a resolução dos problemas e melhoria das condições de vida, tanto para o indivíduo como para a coletividade.
Exemplos históricos de negacionismo: Extermínio dos ciganos, holocausto, pandemias, mudanças climáticas.
César Cantu
2021.04.01
[Se julgar pertinente, faça seus comentários e repasse. Se não desejar participar desse debate multidoutrinário e interdisciplinar, favor se manifestar]
[Tenho por mim de que nada existe de mais ínfimo do que pensar, exclusivamente, em mim próprio]
[Do contraditório, à verdade]