Imagem responsiva

Trilha SOS Ribeirão dia 25 de agosto - Zé Leitão

Que tal ajudar o meio ambiente e ainda cuidar da saúde e apreciar uma bela vista da natureza? Isso é possível em apenas um dia. O SOS Ribeirão Sobradinho, movimento popular ambiental, promove em 25 de agosto uma trilha de conscientização ambiental. A concentração da caminhada será no Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, no Itapoã/Paranoá, às 10h. O convite para fazer parte dessa causa é para todos, ciclistas, ambientalistas e população em geral. 

A trilha será de 1,5 km e passará por três cachoeiras da região: a Forquilha, a Araripe e a Quilombo. Durante a caminhada, os participantes recolherão lixos ao longo da trilha e da margem do ribeirão. O percurso é considerado nível zero, ou seja, idosos, crianças e pessoas sem preparo físico podem participar e ajudar. 

As águas do Ribeirão Sobradinho estão impróprias para consumo e uso tanto para o lazer como para atividades rurais. De acordo com uma análise de qualidade da água, desenvolvida em 2011, por estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), a qualidade das águas do ribeirão está insatisfatória, colocando a população em um ambiente de poluição e com risco de doenças.  

A ideia da caminhada é justamente chamar a atenção das autoridades responsáveis para que os problemas de poluição do ribeirão sejam resolvidos. Assim como também envolver os moradores da região e do DF em causas ambientais.  

A saída para a trilha está prevista para às 11h. Às 13h, o professor da Universidade de Brasília (UnB) e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba- DF, Ricardo Minote, fará uma exposição, que apresentará o comitê e a bacia hidrográfica para os interessados.

As águas do Ribeirão Sobradinho, entre tantas outras da hidrografia regional, são tributárias do Rio Paranaíba. Pela interligação de bacias hidrográficas, levam as águas das montanhas do Planalto Central para o Oceano Atlântico, lá na distante foz do Rio da Prata, entre Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

Para aproveitar bem a trilha, é importante ir com roupas leves de caminhada e tênis, não se esqueça também de levar protetor solar, garrafinha de água, boné/chapéu e um lanchinho. Ao final da trilha, é possível comer no Restaurante Rural, o estabelecimento trabalha com self service.  

A trilha é organizada em parceria com o Ecomuseu Pedra Fundamental, com o Condomínio Mansões Entre Lagos e com o Restaurante Rural Entre Lagos.  

Faça parte dessa ação do bem você também!

SOS Ribeirão Sobradinho    

O movimento popular ambiental SOS Ribeirão Sobradinho foi criado em 2010. A ideia surgiu após uma pesquisa de mestrado de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) mostrar que as áreas de ocupação desordenada na região de Sobradinho estavam frágeis do ponto de vista ambiental. 

Entre essas áreas estavam leitos de rios, córregos, ribeirões, nascentes e áreas de encostas, o que impede a ocupação. Após a verificação, iniciou-se uma campanha de sensibilização para com a causa ambiental. Para promover essa revitalização, foram  envolvidas a população, escolas públicas e particulares, igrejas, comerciantes, clubes de lazer e administrações regionais de Sobradinho I e II.

Desde então, o SOS Ribeirão Sobradinho vem promovendo diversas atividades e debates para melhorar as águas da região. Grupos de trabalhos também foram criados para que possa ter uma melhor organização na divulgação e na promoção de eventos e ações para ajudar na revitalização das águas.

Anote aí!

Trilha SOS Ribeirão Sobradinho - Data: 25/08 (domingo) 

Horário de saída: 10h.Local: Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, no Itapoã, no início da DF 250, que liga o Paranoá à Planaltina. 

Localização do Google: bit.ly/trilhasosribeirao   

Para mais informações: 99958-8414 José Leitão