GDF pensa em testes em massa e uso obrigatório de máscaras
O GDF pretende começar a fazer testes em massa para o novo coronavírus a partir da próxima semana. A ideia é criar drive thrus e coletas em casa. Os exames devem focar principalmente as regiões mais infectadas, como o Plano Piloto, Águas Claras e Lago Sul.
Só assim haverá mais condições de avaliar novas medidas de relaxamento da quarentena, inclusive a abertura do comércio, num momento em que se fala tanto em subnotificações.
Mas a uma condição: uso de máscaras. O governador Ibaneis Rocha (MDB) pensa em editar um decreto que obrigue as pessoas a saírem de casa com o equipamento de proteção para evitar contaminações pelo ar.
Um vírus que não se esconde
O contágio de políticos e autoridades públicas pelo novo coronavírus mostra que o contato pessoal precisa ser evitado. políticos e autoridades públicas. No Brasil, começou pela comitiva do presidente Jair Bolsonaro na volta de Miami, onde houve contato com o prefeito da cidade, Francis Suarez, infectado. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), os médicos David Uip, Roberto Kalil e Raul Cutait também foram infectadas.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o herdeiro da coroa, Príncipe Charles. O ator Tom Hanks, o cantor Plácido Domingo que circulam muito. Ontem foi a vez de dois governadores: Wilson Witzel, do Rio de Janeiro (PSC), e Helder Barbalho (MDB), do Pará.