CRLV já pode ser impresso
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) disponibiliza, a partir desta quarta-feira (1º/4), a possibilidade de impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e). A medida estava prevista para começar a valer em junho, mas foi antecipada para agilizar o atendimento nas agências da autarquia.
Agora, os condutores poderão imprimir em casa ou salvar o documento no celular, para quando não estiverem com a versão emitida pelo Detran-DF. O CRLV-e conta com um QR Code, que é consultado e validado pelos agentes de trânsito durante a fiscalização, e só pode ser emitido após a quitação de todos os débitos do veículo.
Para obter a versão digitalizada do certificado, o proprietário deve acessar o site do Detran-DF (portal.detran.df.gov.br) e imprimir o documento em papel comum. No entanto, é importante que o código de barras bidimensionais esteja legível. O CRLV-e é válido em todo o território nacional, mas, para circulação em outros países, a versão digital do documento não é válida, apenas a física.