Trilha SOSRIBEIRÃO 25 de agosto - Tarcísio Pádua.
Sem nenhuma dúvida, o domingo 25 de agosto deste ano da graça de 2019, foi um marco na história de uma década do Movimento Ambiental SOSRIBEIRÃO, ao promover trilha de conscientização da calamidade a que se chegou as águas do nosso Ribeirão e que reuniu quase uma centena de pessoas, entre ambientalistas, estudantes incentivadores da causa, bem como, moradores da região. O Ribeirão Sobradinho tem sua nascente em Sobradinho, passa por Sobradinho II, Paranoá, Itapoã e Planaltina.A trilha de 1,5 km teve sua concentração no Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, com espaço gentilmente cedido por seus proprietários Luciano e mestre Lua. Partindo dali para três cachoeiras: Forquilha, Araripe e Quilombo, no trajeto foram recolhido lixo, o que foi feito também em suas margens do Ribeirão. O evento ainda contou com a parceria do Ecomuseu Pedra Fundamental e Condomínio Mansões Entre Lagos Itapoâ/Paranoá. Da Hidrosolo, a doutora Gabriela e o Domingos colheram amostras da água para análise e o músico Alain Bahia deu sua contribuição com o som.O ambientalista Jamaika,entre outras atribuições, ainda arranjou tempo para sair colhendo várias espécies de sementes do cerrado.
De acordo com dois dos organizadores, professores José Leitão e Raimundo Pereira Barbosa, as águas do Ribeirão estão improprias para consumo e uso tanto para lazer como para atividades rurais, isto de acordo com análise da qualidade da água feita por alunos de Pós-Graduação em Saúde coletiva e de Ciências da Saúde da Universidade de Brasilia (UnB). "A péssima qualidade da água coloca a população em um ambiente de poluição, com riscos de inúmeras doenças". Não se podendo deixar de registrar o triste lamento de nossa grande incentivadora e colaboradora Maria Magnólia, "É pena assistirmos um espetáculo tão bonito como a visão das cachoeiras e sermos obrigados a tapar o nariz diante do mau cheiro que as mesmas exalam".
No retorno da trilha, às 13h, o professor da UnB e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba-DF, Ricardo Minote, fez uma exposição apresentando o comitê, bem como a Bacia Hidrográfica, quando tomamos conhecimento que as águas do Ribeirão Sobradinho, entre tantas outras da hidrografia regional são tributárias do Rio Paranaíba. Pela interligação de bacias hidrográficas, levam as águas das montanhas do Planalto Central para o Oceano Atlântico, lá na distante foz do Rio da Prata, entre Buenos Aires e Montevidéu.
SOSRIBEIRÃO SOBRADINHO
Criado em 2010, após pesquisa de mestrado de alunos da UnB, mostrando que as áreas de ocupação desordenadas na região de Sobradinho estavam frágeis do ponto de vista ambiental. Entre as quais, leitos de rios, córregos, ribeirões, nascentes e áreas de encosta. A partir daí deu-se início campanha de revitalização para com a causa ambiental, envolvendo a população, escolas públicas e particulares, igrejas, comerciantes, clubes de lazer e as Administrações Regionais de Sobradinho e Sobradinho II. No decorrer desta década, o SOSRIBEIRÃO já promoveu inúmeras atividades e debates, sempre em busca de melhorias para as águas do nosso córrego, bem como de toda a região.
A próxima trilha já tem data para acontecer, será em 29 de Setembro e contará com a presença de convidados envolvidos com o tema.