Imagem responsiva

Jovem de Sobradinho nota mil no Enem

O Ministério da Educação e o Inep divulgaram o resultado do Enem 2023. Um aluno de Sobradinho foi o único do Distrito Federal que tirou a nota máxima na redação exame. Lucca Santos Aguilar, de 17 anos, pretende cursar engenharia da computação na Universidade de Brasília. Ele faz parte de um grupo de apenas 60 pessoas a gabaritar o texto em todo Brasil. O jovem contou sobre a rotina de estudos e o interesse pela leitura e escrita.

Os números mostram que, do total de 60, apenas quatro candidatos são da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins. O tema da redação foi “desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

Filho de Osvaldin Santos e Lucimere Aguilar, o estudante do Leonardo da Vinci, Lucca Santos Aguilar, 17 anos, morador de Sobradinho, foi o único estudante do Distrito Federal a tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. Em todo o País, apenas 60 candidatos conquistaram a nota máxima. Nosso jovem, sempre gostou muito de escrever, incluindo várias gêneros literários,  como crônicas, poesias e outros. Ele planeja cursar Engenharia da Computação na Universidade de Brasília (UnB).

De todos que alcaçaram nota mil no exame, apenas quatro são estudantes da Rede Pública. Para Lucca este dado evidencia a disponibilidade de oportunidades entre os estudantes brasileiros. Ele cobra atenção das autoridades. "A educação é um direito humano essencial e todo jovem, independentemente da instituição de ensino, local onde mora, ou classe social, deve se sentir capaz de ser aluno nota 1000", pontua." No meu caso me seinto muito honrado e muito feliz por essa conquista . Fruto do meu esforço e do apoio de minha família, além de todos que estiveram ao meu lado nessa jornada".

Tarcísio Pádua, com adaptação.