Imagem responsiva

Posse da Academia de Letras e Artes de Sobradinho

A Academia de Letras e Belas Artes de Sobradinho – ALAS – empossa, nesta quarta-feira, 31 de agosto, os primeiros acadêmicos que vão ocupar as primeiras 18 cadeiras de um total de 40, que comporão o ateneu, fundado a 13 de maio deste ano.

O evento será às 19h, no Teatro de Sobradinho, que fica na Quadra 12, nas proximidades da rodoviária, e reunirá intelectuais, pessoas ligadas à literatura e às artes e a população da Cidade Serrana, que vem construindo seus equipamentos culturais, através de ações que lhe valeram o título de Cidade Arte, em função de sua diversificada produção cultural e artística. 

Segundo Rosemaria Alves, presidente da ALAS, nestes tempos de campanha política, ela tem se esforçado para manter a neutralidade das atividades da academia, a fim de que esta ou aquela tendência política não se sinta mais ou menos privilegiada pela instituição.

Rose Maria Alves, presidente da ALAS, explica que a diretoria escolheu a teatróloga Dulcina de Moraes para patronesse da academia como uma justa homenagem à grande dama do teatro brasileiro e criadora da Fundação Brasileira de Teatro, que se transformou na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e trouxe inúmeros ganhos artísticos para Brasília. 

A presidente explica, também, que a diretoria escolhe os acadêmicos, levando-se em conta a sua expetise na área e as exigências do estatuto da entidade que propõe critérios bem claros para os titulares das cadeiras, que escolhem, eles próprios, os seus patronos. 

A solenidade de hoje contará com atrações artísticas diversas e um saboroso coquetel, na antessala do Teatro de Sobradinho. Vamos lá?

 

(José Edmar Gomes)