Superação e patriotismo - Ruy Telles
O Japão teve duas cidades destruídas por bombas atômicas em 1945, com intervalo de três dias, Nagasaki e Hiroshima; é vítima de furacões e maremotos. Seu território tem mais da metade composto por montanhas, e mesmo assim, é uma das principais potências do mundo. Os Jogos Olímpicos por eles patrocinados, deram uma lição de competência e organização, com uma população de 127 milhões de habitantes em uma área de 377.975 km².
Já o Brasil com uma população de 320 milhões de habitantes, e uma área de 8.516.000 km², sendo possível o aproveitamento de praticamente 100% de sua área territorial. Algumas comparações, usando essa competição, como parâmetro: a área do Brasil é 23 vezes maior que a do Japão; a população do Brasil é 2,5 maior que a do Japão. Não temos, terremotos nem furacões; medalhas conquistadas pelo Japão 58, sendo 27 de ouro, ficou em 3º lugar no geral; o Brasil conquistou 21 medalhas, sendo 7 de ouro, ficando em 12º lugar.
Qual a diferença entre Eles e nós? Não tomamos conhecimento de nenhum ato de corrupção, nestas olimpíadas, a não ser a demissão do dirigente da organização da abertura. 48 horas antes do início da mesma, por terem descoberto que em 1998 ele fez piadas sobre o holocausto; enquanto no Brasil, passados 6 anos, ainda estão em apuração uma série de atos de corrupção. Mas a principal diferença entre os brasileiros e os japoneses, é uma palavra simples, mas de muito significado: PATRIOTISMO.
Ruy Telles