30/07/2008 TCDF considera atendimento da Secretaria de Saúde ineficiente
As deficiências na gestão de recursos humanos e logístico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) dificultam o acesso universal da população aos serviços públicos de saúde. A conclusão é do Tribunal de Contas do DF (TCDF), no julgamento do processo 26145/07, realizado recentemente. O documento trata da auditoria operacional realizada na SES/DF destinada a avaliar o acesso dos usuários aos serviços ambulatoriais da rede pública de saúde e o impacto da gestão dos recursos humanos e logísticos no fornecimento destes serviços.
O trabalho da auditoria teve como base as contas do governo referente ao ano de 2007. Apesar de o DF ter investido os percentuais mínimos exigidos pela Constituição Federal na rede de saúde pública, o acesso da população aos serviços não é garantido. De acordo com o TCDF, o sistema de regulação não contribui para o acesso dos usuários às consultas e exames.
Enquete alias
Não é de se espantar que enquete feita por este alias inquirindo sobre o melhor presente para Sobradinho, se melhoria na saúde, melhoria no transporte ou duplicação de vias, o ítem melhoria na saúde tenha atingido nada mais nada menos que 61% dos votantes, numa clara demonstração do descontentamento geral com o atendimento à saúde que, infelizmente, se estende a toda Brasília. O caos é completo em qualquer hospital ou posto de saúde que se procure e as desculpas vão apenas se acumulando sem que nada de concreto seja feito para amenizar esta situação de balbúrdia.