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  Regras do Blog | Perfil do tpadua 16 de fevereiro de 2019  


02/07/2018
Arqueologia da Bossa Nova - Ruy Castro

Nós, jornalistas, já começamos a lamber as pontas dos lápis para o próximo dia 10 de julho. Nele se completarão 60 anos que João Gilberto gravou o 78 r.p.m. da Odeon, com “Chega de Saudade”, de um lado, e “Bim-Bom”, do outro. Foi o disco que inaugurou a bossa nova. Parte da imprensa escreverá que, apesar dos 60, a bossa nova conserva um corpinho de 30. Outra talvez prefira desancá-la, acusando-a de não ter “evoluído”. Os estrangeiros, por sua vez, nos dirão de sua gratidão ao Brasil por ter inventado a bossa nova. 

A bossa nova inspira peregrinações por seus lugares históricos, como a rua Nascimento Silva, em Ipanema, onde morou Tom Jobim, ou a esquina de avenida Atlântica com rua Constante Ramos, onde ficava o apartamento de Nara Leão. Vai-se ao Villarino, onde Tom e Vinicius firmaram sua parceria, e ao antigo Veloso, hoje Garota de Ipanema, onde a dupla viu a garota passar. A noite do Beco das Garrafas tem de volta o Bottles e o Little Club, e, agora, durante o dia, a Bossa Nova & Companhia, a loja dos sonhos dos fãs da bossa nova.

Um endereço básico dessa peregrinação deveria ser o edifício São Borja, na avenida Rio Branco, 277, em frente à Cinelândia. Era ali, no quarto andar, que ficava o estúdio da Odeon onde João Gilberto gravou o 78 —e não só este, mas também as demais faixas que comporiam o LP “Chega de Saudade”, de 1959, e os outros dois LPs, “O Amor, o Sorriso e a Flor”, de 1960, e “João Gilberto”, de 1961, bíblias da bossa nova. 

A bossa nova era quase toda da Odeon. Daquele estúdio saíram os discos de Sylvia Telles, Luiz Bonfá, Lucio Alves, Norma Bengell, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Marcos Valle, que deram corpo e alma à nova música.

A Odeon se mudou há muito do São Borja e não sei o que funciona atualmente no quarto andar. Mas, se eu subir até este “por engano”, ouvirei os ecos do que aconteceu ali naquele 10 de julho de 60 anos atrás.




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