Busca:
   Acontece
   Artigos
   Condomínios
   Entrevistas
   Fazendo Arte
   Galeria
   Gente
   Opinião
   Promoções
   Sobradinho
   Sobradinho II
   Úteis
   Vale a pena acessar
   Esporte
   Sobradinho 48
   Planaltina
   Paranoá
   cobertura
Busca

O que você espera de 2017?

 
ver todos os resultados
 
Busca
Receba em seu e-mail as atualizações de nosso blog
Nome
E-mail
cadastrar desativar
 
  Regras do Blog | Perfil do tpadua 25 de junho de 2017  


15/01/2017
Pólo de Cinema. O sonho não acabou, ainda - Pedro Lacerda*

Não é a primeira vez que alguém tenta acabar com o sonho do Pólo de Cinema e Vídeo Grande Otelo, localizado em nossa Sobradinho. Desta vez, nos parece que é o próprio governo que está pretendendo dar um fim no Pólo e esquecer tudo o que ele representa, o que já representou e o que ainda poderá representar no futuro.

Já tentaram fazer do Pólo uma área de paraquedismo e aeroporto particular, tentaram fazer de lá uma criação de gado, tentaram implantar o “Minha Casa Minha Vida”, tentaram doar aos estúdios do Maurício de Souza, enfim, estão sempre de olho nas terras do Pólo.

Desta vez, é o movimento Sem Terra que ocupou a área do Pólo de Cinema. Um movimento conhecido pela sigla MLT – Movimento de Luta pela Terra, que nos  parece ser um movimento ligado ao PC do B.

Em uma recente audiência pública convocada pela Secretaria de Cultura para tratar da questão das terras do Pólo, os cineastas só foram avisados da mesma com menos de 12h de seu acontecimento.Tudo já estava combinado com o MLT, com a Secretaria de Agricultura e com o atual governo, para facilitar a cessão da terra do Pólo ao tal Movimento.

Estamos certos de que o Pólo tem muito o que contribuir para o desenvolvimento do audiovisual, e se hoje está abandonado é por culpa do próprio governo que o acusa de abandono. E é bom lembrar, que não é só o Pólo que está abandonado, basta olhar para o Teatro Nacional, a Biblioteca Nacional, a Biblioteca Demonstrativa, o Espaço Cultural Renato Russo da 508 Sul, assim como todos os demais espaços publico e culturais do Distrito Federal. Uma lástima! No entanto,  hoje dizem que o Pólo não tem mais sentido porque está abandonado. Que ridículo!

Quando Darcy Ribeiro criou a UnB ele pediu que cedesse à Universidade, parte das terras da Asa Norte para que em momentos de dificuldade, a UnB pudesse vender alguma projeção ali para financiar pesquisas e outras coisas, e para saldar possíveis dívidas. Assim, também é o Pólo e a filosofia é a mesma. As terras do Pólo é para resolver os problemas do cinema e não dos sem terra, não do MLT, tampouco do governo. Lembrando sempre a que o Polo está em área urbana e a reforma agrária só pode ser feita em área rural

Nós cineastas queremos construir lá na área do Pólo três estúdios, sendo dois pequenos e um grande. Construir uma escola técnica, construir um depósito para guardar figurinos e cenários de filmes realizados lá. Construir uma rua cenográfica baseada na geografia e arquitetura da Cidade Livre dos anos 50, para atrair turista, Construir restaurante, pousada e construir os escritórios das produtoras para incrementar lá uma fábrica de filmes, games e séries para TV.

Finalmente, projeto, ideias e desejo nós temos, basta o governo entender o quanto é importante o segmento do audiovisual e o quanto ele pode gerar de emprego, renda e cidadania para o nosso povo.

Portanto, convidamos a todos os cidadãos para entrar nessa luta junto conosco na defesa intransigente do Pólo de Cinema e Vídeo de Sobradinho, antes que a especulação imobiliária chegue e tome tudo para si e que construa ali uma favelona de 30 ou 40 mil casas num abrir e fechar de olhos. Destruindo as duas APAS que tem lá e fazendo também com que a água do poço artesiano do Pólo, que abastece boa parte de Sobradinho II, desapareça para sempre.

Vamos juntos nessa luta! Contamos com todos vocês.

*Pedro Lacerda é cineasta baiano-sobradinhense. Dirigiu os curtas "A Cucaracha" e o "Anjo", além do longa "Vidas Vazias e as Horas Mortas".




« voltar  |  Enviar este conteúdo  |  Imprimir este conteúdo  |  Comentar esse conteúdo  |  

COMENTÁRIOS
Enviado por: Pedro Lacerda - E-mail: pedrocinema@ibest.om.br

É muito importante defender a s terras do Pólo de Cinema. Agradeço a todos vocês e especialmente ao Blog Aliás TPadua por ajudar a divulgar a nossa campanha. Junte-se a nós. Vamos caminhas juntos e produzir filmes, games e série para a TV no Pólo de Cinema de Sobradinho.
Enviado por: Sérgio Vianna - E-mail: terraviva.vianna@gmail.com

Pedrim, to na luta. Abração!



23/06/2017 - "ladrões de bicicleta" - Jacob Fortes - Dentre os papeis admitidos à bicicleta, o de maior...
20/06/2017 - As boas do Cicim - Cícero Ferreira Filisteu - SEMANA QUENTÍSSIMAQuer pelas fogueiras a São João – o...
16/06/2017 - As boas do Cicim - Cícero Ferreira Filisteu - SEMELHANTE / IGUALDADEA filosofia explica muito bem o que...
14/06/2017 - As boas do Cicim - Cícero Ferreira Filisteu - QUE DISGRAMA!O mineiro bem terra terra, sabe perfeitamente que...
11/06/2017 - O que falta para mudar o Brasil - Eurípedes Cardoso - 1) falta o povo querer enxergar a realidade, perceber...
09/06/2017 - Boiada sem ponteiro, sem berrante - Jacob Fortes - Assim como o ponteiro e o berrante estabilizam a...
05/06/2017 - As boas do Cicim - Cícero Ferreira Filisteu - FOGUEIRAS E AGONIASEstá-se no mês de Junho, que segundo...
26/05/2017 - Povo que não sonha se liquida - Jacob Fortes - Não é apenas o provimento de bucho que sustenta...
24/05/2017 - SOS Ribeirão Sobradinho - "Se o rio Sobradinho fosse uma pessoa, o que...
19/05/2017 - A questão do Clube SESI/Sobradinho - 1. Vamos abrir a caixa preta do sistema S? Abs....
Destaques
Registros Históricos - Carlos I.S. Azambuja
São registros históricos que comprovam a veracidade do que dizemos quase que diariamente. Quem diz o contrário é ignorante, por não ter nascido naquela época e não haver estudado a História verdadeira (com agá maiúsculo), ou por ser mal intencionado mesmo, como...



Marcada para segunda-feira,4, Audiência Pública para tratar do Ribeirão Sobradinho
Está marcado para acontecer dia 4 de novembro, uma segunda-feira, Audiência Pública proposta pela Câmara Legislativa do Distrito Federal exclusiva para tratar do Ribeirão Sobradinho. O evento será às 15 horas na Casa do Ribeirão Q. 9 Área Especial, frente para...



Fórum de Juventude de Sobradinho na luta pelo SODESO
O Fórum de Juventude de Sobradinho está com um abaixo assinado pelas ruas de Sobradinho, a ser encaminhado ao governador, presidente da Câmara Legislativa e ao presidente do TJDFT, onde é pedido a intevenção daquelas autoridades no sentido de...



Busca