Busca:
   Acontece
   Artigos
   Condomínios
   Entrevistas
   Fazendo Arte
   Galeria
   Gente
   Opinião
   Promoções
   Sobradinho
   Sobradinho II
   Úteis
   Vale a pena acessar
   Esporte
   Sobradinho 48
   Planaltina
   Paranoá
   cobertura
Busca
Busca
Receba em seu e-mail as atualizações de nosso blog
Nome
E-mail
cadastrar desativar
 
  Regras do Blog | Perfil do tpadua 21 de abril de 2019  


30/10/2013
Marcada para segunda-feira,4, Audiência Pública para tratar do Ribeirão Sobradinho

Está marcado para acontecer dia 4 de novembro, uma segunda-feira, Audiência Pública proposta pela Câmara Legislativa do Distrito Federal exclusiva para tratar do Ribeirão Sobradinho. O evento será às 15 horas na Casa do Ribeirão Q. 9 Área Especial, frente para o conjunto F. Abaixo artigo do professor Raimundo Barbosa, publicado neste alias em  março de 2012, dando conta da situação do nosso córrego, que diga-se de passagem, só piorou. (TARCÍSIO PÁDUA).

O SOSRIBEIRÃO – movimento pela revitalização do Ribeirão Sobradinho teve sua criação pensada no final de 2010, após a conclusão de pesquisa de mestrado que fez uma avaliação do risco ambiental da expansão urbana verificada na região de Sobradinho nos últimos vinte anos.
Entre vários riscos analisados, está o do desaparecimento do Ribeirão Sobradinho, por causa do despejo de esgoto “in natura”, ou sem tratamento feito pela CAESB. Além disso, o leito do ribeirão serve de depósito de lixo, entulho e teve sua mata ciliar retirada pela ocupação irregular de suas margens por chácaras e habitações.
Para tentar salvar o ribeirão que se encontra morto do ponto de vista biológico iniciamos em dezembro de 2010 uma campanha no www.aliastpadua.com.br que se estendeu para a comunidade por meio de um abaixo assinado que colheu mais de 6.000 (seis mil) assinaturas em igrejas, escolas e nas ruas. A campanha foi veiculada no DFTV segunda edição no dia 27 de julho de 2011, Jornal de Brasília em janeiro de 2012, na internet e no Jornal o Migrante da Paróquia Bom Jesus dos Migrantes.
Além das ações de divulgação conversamos com autoridades do GDF como: o então secretário de Obras Luiz Pitmann, que assumiu  o compromisso de construir uma passarela de pedestres na altura da Quadra 5 entre as duas cidades, presidente da CAESB, secretário de Meio Ambiente, presidente do IBRAM, superintendente de Licenciamento do IBRAM, com os quais conseguimos a criação de um Grupo de Trabalho no mês de maio.
A formalização deste Grupo não se deu porque a administradora de Sobradinho pediu a formação de outro Grupo que se sobrepôs ao nosso, atrasando o processo de publicação do Decreto, que só saiu em 10 de fevereiro de 2012. Contudo, o Grupo de Trabalho em si, já foi criado, não saiu a publicação no DODF.
Outras ações foram postas em prática como: denúncia à AGEFIS para retirada das invasões ao longo do leito do ribeirão. Recebemos resposta favorável à desocupação. Denúncia à ADASA para proibir a captação de água no viveiro da Administração. Foi lacrada a bomba e a retirada de água está proibida.
Para finalizar, a campanha atraiu, também, o interesse acadêmico. Recentemente o www.aliastpadua.com.br, publicou artigo elaborado e publicado em revista especializada por alunos da Pós Graduação em Toxicologia em Saúde da UnB, sob a orientação do Professor Fernando Carneiro.
Os alunos desenvolveram a pesquisa que gerou o artigo a partir dos dados da nossa dissertação de mestrado e também em função da repercussão da campanha de revitalização. Os pontos onde colheram as amostras da água foram indicados por nós do movimento, onde coube ao Tarcísio acompanhar o grupo na coleta.
O artigo confirmou por meio da análise que:
A qualidade da água é muito ruim e expõe a população a um ambiente de poluição e de risco de doença;
Que o lançamento de esgoto sem tratamento é ruim para a saúde pública;
Que essa água é veículo de vários tipos de doença;
Que existem vários locais de lançamento de esgoto bruto, o que torna a água imprópria para qualquer uso, até recreação;
Que o Parque dos Jequitibás é o ponto com maior índice de coliforme fecal e total, E.Coli;
E, por último, que interfere na manutenção da vida do ribeirão.
Confirma, sem sobra de dúvidas, que o ribeirão está morto.
O SOSRIBEIRÃO foi criado por: Raimundo Barbosa, Tarcísio Pádua, Antônio Santana, Maria Magnólia, Edney Félix, Raimundo Silva, Djalma Franco, Francisco Carlos (Kid), Marco Antônio e não por Marcos Morello, como menciona o artigo. Apesar do mesmo ser membro do movimento.
Esta foi uma iniciativa do SOSRIBEIRÃO por meio do pesquisador Raimundo Barbosa, do jornalista Tarcísio Pádua, com a ajuda de Cláudio Odilon que possibilitou o contato com o grupo da UnB, e não da Administração Regional, que ao invés de facilitar o andamento da campanha, tem feito gestões que estão atrasando o início das atividades.
Ressalta-se, portanto, que esse artigo será uma ferramenta importante para nortear os trabalhos com vistas à criação dos critérios para que se inicie a revitalização do nosso ribeirão.
Concluindo, o nosso movimento necessita de recursos para se manter vivo. Até o momento, temos feito a divulgação da campanha com nosso próprio dinheiro. O nosso próximo passo será criar formalmente por meio de registro em cartório a ASSOCIAÇÃO SOSRIBEIRÃO. O Estatuto está pronto. Quem tiver interesse em fazer parte da Associação e em contribuir para a sua criação nos procure. Venha trabalhar conosco por essa nobre causa.

Raimundo Pereira Barbosa
Professor MsC em Planejamento e Gestão Ambiental, Especialista em Avaliação de Risco Ambiental e Membro do SOSRIBEIRÃO
Brasília, 29 de março de 2012.



« voltar  |  Enviar este conteúdo  |  Imprimir este conteúdo  |  Comentar esse conteúdo  |  

COMENTÁRIOS
Enviado por: aecio alves do nascimento - E-mail: aecio_nascimento@ig.com.br

SOLICITO AO AMIGOS DEFENSORES DO SOS RIBEIRAO QUE COLOQUE TELEFONE DE CONTATO PARA PODERMOS MANTER SEMPRE DIALOGOS E PARTIRMOS PARA A CONCRETUDES DAS PROPOSTAS,ESTOU JUNTO NESTA LUTA,E GOSTARIA DE CONTAR COM VOCES NA PROXIMA REUNIAO DO CONSELHO REGIONAL DE SAUDE DE SOBRADINHO NO DIA 12/04/12 AS 8:30 NO AUDITORIO DO HOSPITAL REGIONAL DE SOBRADINHO,POIS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES...UM ABRAÇO.....
Enviado por: Alexandre - E-mail: mkt33@ymail.com

Qual o contato da SOSRIBEIRÃO? Gostaria de participar.
Enviado por: gorete - E-mail: mgoretyb@hotmail.com

amigo nao sei si voce lembra da comisao formada a alguns anos chamada de comdema que fez na epoca um belisimo trabalho onde estao essa pessoas que pode ajudar e muito ta na hora de chamar os veiclos de comunicaçao todos e precionar para tome uma providencia pode contar comigo si for fazer algo que va resolver o problema conte comigo vamos busca a soluçao na comunidade junto seremos vencedores ok
Enviado por: Carlos Alberto Fernandes de Alencar - E-mail: carlos.alencar@planejamento.gov.br

Caro Raimundo, Eu participei de algumas reuniões do SOS Ribeirão e continuo à disposição dos companheiros para continuarmos a luta, que com certeza será árdua, por tudo que foi colocado, precisamos continuar cobrando das autoridades competentes, porque não é possível os próprios órgãos do Governo, que deveriam defender essa causa, crir obstáculos para implementação do SOS Ribeirão ou qualquer outra entidade que queira defender o nosso meio ambiente, isso é um absurdo! Portanto conclamo a população de Sobradinho para estarmos todos nessa audiência pública, dia 04/11 lá na casa do Ribeirão na quadra 09, já que a divulgação desse acontecimento está muito ruim. O povo de Sobradinho precisa estar presente para fazer pressão junto às autoridades e termos nossa reivindicacão atendida que é salvar o nosso Ribeirão Sobradinho. Estamos juntos Professor Raimundo! Carlos Kadeca - Servidor do MPOG e morador de Sobradinho.
Enviado por: Raimundo Pereira Barbosa - E-mail: raimundo_rpb@hotmail.com

Caro leitore, estive ausente das postagens por algum tempo. Contudo, não parei a luta pela revitalização de nosso Ribeirão. Tenho falado com deputados, secretários de Estado, com pessoas ligadas a todos os segmentos da sociedade. Todos acham que a nossa ação é pertinente, louvável e até imprescindível. No entanto, a questão não avança por falta de empenho das autoridades. O Grupo de trabalho nomeado pelo GDF produziu um relatório que foi entregue em novembro de 2012 com as recomendações e critérios para a revitalização. Vai fazer um ano e o relatório sequer foi publicado no Diário Oficial. Diante de tanto descaso me sinto pregando no deserto. A audiência Pública do dia 04 de novembro é mais um passo neste longo caminho que estamos percorrendo desde 2010. Participe e ajude-nos nesta caminhada. Agradeço ao TPádua pela republicação dos memoráveis artigos de nossa campanha. Raimundo Pereira Barbosa Professor MsC em Planejamento e Gestão Ambiental, Especialista em Avaliação de Risco Ambiental e Membro do Movimento SOSRIBEIRÃO Brasília, 31 de outubro de 2013
Enviado por: Jose Leitao de Albuquerque Filho - E-mail: leitaozinhodf@gmail.com

Por favor, confiram a data, confirmem e divulguem.



16/04/2019 - Pedro Lacerda terá seu filme Vidas Vazias e as Horas Mortas exibido no Cine Brasília - Para celebrar os 59 anos da capital federal, o...
13/04/2019 - Uma Praça cheia de serestas e boleros para matar saudades - José Edmar - Uma noite de romantismo, de bom gosto, de saudade...
08/04/2019 - Comunicação acima de tudo ou Deus acima de todos? - Rodrigo Leitão - Outro dia estava a ler nosso famigerado e bem...
26/03/2019 - Abrace o Rio Vermelho/Abrace o Sobradinho - José Leitão - Tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade em 2001, a...
18/03/2019 - Judiciário - José Leitão -  A reforma do judiciário é a mãe de todas...
17/03/2019 - Atletas de Sobradinho são os campeões da Copa Brasil de Marcha Atlética - Caio Bonfim, atleta de Sobradinho,  bronze no Mundial de...
15/03/2019 - Renato dos Anjos e Barracão do Samba no Arte na Praça - José Edmar - O samba de raiz e o partido alto vão...
05/03/2019 - A Vida com Livros - Prof. Ricardo Ventura - Ao cumprimentá-los aproveitamos para convidá-los a prestigiar o lançamento...
05/03/2019 - Certezas e parecências... - Leitãozinho -  A coisa certa Fernanda demorou demais a se livrar...
15/02/2019 - Carol Senna e Alberto Salgado no Arte na Praça - José Edmar - Ela casou-se bem. Ele melhor, ainda. Pra quem não...
Destaques
Registros Históricos - Carlos I.S. Azambuja
São registros históricos que comprovam a veracidade do que dizemos quase que diariamente. Quem diz o contrário é ignorante, por não ter nascido naquela época e não haver estudado a História verdadeira (com agá maiúsculo), ou por ser mal intencionado mesmo, como...



Pólo de Cinema. O sonho não acabou, ainda - Pedro Lacerda*
Não é a primeira vez que alguém tenta acabar com o sonho do Pólo de Cinema e Vídeo Grande Otelo, localizado em nossa Sobradinho. Desta vez, nos parece que é o próprio governo que está pretendendo dar um fim...



Fórum de Juventude de Sobradinho na luta pelo SODESO
O Fórum de Juventude de Sobradinho está com um abaixo assinado pelas ruas de Sobradinho, a ser encaminhado ao governador, presidente da Câmara Legislativa e ao presidente do TJDFT, onde é pedido a intevenção daquelas autoridades no sentido de...



Busca